segunda-feira, agosto 20, 2007

Escravos da rotina

Rotina, o que é a rotina?

Rotina, s.f hábito de fazer as coisas sempre da mesma maneira

Foi um tema despertado por uma amiga minha, um tema que nem sequer muitas vezes pensarmos pois estamos dentro dele incoscientemente.
Na genaralidade dos 365 dias por ano, exceptuando férias talvez, levantamo-nos e à frente surge à nossa frente a prespectiva de mais um dia, que será igual a tantos outros, mas na realidade não fazemos grande coisa para o mudar.
Somo automatizados, criamos um circuito diário, uma rotina da qual não saímos, por não pudermos ou simplesmente nem nos apercebemos disso.
Por exemplo a escola ou o trabalho, por vezes dias tão iguais..tão secantes...
Talvez, nos deixemos levar pela rotina por nos sentirmos seguro enquanto olhamos aqueles que tentam realmente fazer alguma coisa de diferente, tentarem mudar um pouco o seu modo de viver e consideramo-los "pobres estúpidos que para aqui vagueiam".
E quando queremos "fugir" do nosso quotidiano mas somo impedidos por outros dentro da rotina?
Realmente é um caso que dá que pensar, porque é que todos os dias fazemos practicamente a mesma coisa, que não nos dá gozo mas que somos obrigados a fazer para viver..é estranho, mas a vida muitas vezes é assim, mas quebrar a rotina por vez não faz mal a ninguém antes pelo contrário. Aproveitem enquanto podem, porque não será quando tiverem reformados que o irão fazer.

1 Comments:

At 4:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A rotina da sensaçao d segurança que e ultimamente nesta forma que as pessoas a procuram, mas essa mesma rotina mata a criatividade, a noçao de bençao de nos ser dada uma oportunidade para viver e aprender. Mas a rotina torna-se mais facil, uma especie d estado vegetativo, em que tudo e tomado como obvio, dando a falsa sensaçao de controlo e essa necessidade de possessao nao permite evoluir, pois esse processo depende do desprendimento das coisas velhas para adquirir novas. Pronto ja estou para aqui a divagar. Acredito na importancia de pequenas rotinas como que “rituais” tomados como pontos de referencia, mas deixar a rotina controlar-nos e não nós a ela, torna-se num ciclo dificil de sair, como que enterramo-nos num sofá.
Agora a parte e totalmente fora de rotina, pois nao costumo comentar, e devia pelo simples facto da genialidade da ideia deste blog pelos assuntos que foca e nao ficando atras a forma como sao descritos, sempre com um toque de ironia, realçando aqueles assuntos que o nosso cerebro aprendeu a ignorar, mas que de facto sao curiosos, podendo ser levados ate como uma boa piada, mas sendo reais so nos pode levar a crer que o povo portugues em si e uma anedota!
E queria terminar com parabens aos autores do blogue e para continuarem o bom trabalho :)

 

Enviar um comentário

<< Home